Inovação e tecnologia estão, cada vez mais, correlacionadas. Tendência crescente no setor de entretenimento, a realidade virtual (ou VR, do inglês virtual reality) é também uma vertente disruptiva importante para o mundo dos negócios, conforme aponta pesquisa da Forbes.
Esta tecnologia permite que o usuário tenha uma experiência de imersão multissensorial em um ambiente 3D. Com o avanço dos dispositivos de VR, fica mais fácil desligar-se das interferências externas e entrar em um universo totalmente virtual. Embora a sua utilização seja famosa em games e outras formas de entretenimento, também pode ser utilizada para potencializar a inovação nos negócios.
Por meio das ferramentas de realidade virtual, uma empresa pode inserir o seu usuário em um espaço digital que mostre a complexidade do produto ou serviço ofertado, as diferentes etapas de produção, e entre outras soluções.
Realidade virtual, e outras vertentes imersivas, fazem parte da estratégia
É importante não confundir o conceito de realidade aumentada e realidade mista com realidade virtual. Também utilizada em estratégias de inovação em negócios, a realidade aumentada se difere pela inserção de objetos virtuais no mundo real por meio de marcações em determinados ambientes, sem envolver a imersão.
A realidade virtual se caracteriza por recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo. Com o uso de equipamentos de VR, uma pessoa é capaz de fazer parte de um ambiente tridimensional, gerado por computador, manipular objetos e até executar uma série de ações enquanto está imersa.
Já a realidade mista é a união das outras duas vertentes. Ou seja, o usuário além de estar imerso em um novo ambiente por meio da visão, também pode usar o tato para interagir com a realidade virtual. Ao tentar tocar em um objeto apresentado por meio de um óculos especial, o usuário interfere no conteúdo, o que torna a experiência ainda mais interativa.
Realidade virtual para engajar o usuário
O engajamento é um elemento chave para construir o sucesso de um negócio. E através de novos mecanismos de inteligência digital, é possível estreitar o relacionamento com o usuário, transformando-o em cliente da marca.
Confira, abaixo, três fatores que contribuem para este tipo de estratégia, proporcionando a imersão de pessoas em ambientes virtuais: