Você sabe o que é um laboratório de inovação? É um espaço criativo e colaborativo, onde novos conhecimentos são trocados e ideias são desenvolvidas.
Os laboratórios são projetados para oferecerem condições mais favoráveis para que a inovação ocorra em uma empresa.
Entenda como criar esses ambientes, que tem diversas características especiais.
O objetivo
Um laboratório de inovação visa gerar novos produtos, serviços ou orientar a reformulação de processos através de melhorias que podem ser de ordem incremental ou disruptiva.
Um aperfeiçoamento incremental pode ser, por exemplo, encontrar uma maneira de aumentar a produtividade interna ou melhorar a experiência do cliente. Já uma melhoria disruptiva pode levar ao desenvolvimento de um modelo de negócio totalmente novo para um produto ou serviço.
Ter um espaço designado para a inovação também pode trazer ganhos para a cultura da empresa e para suas comunicações internas, uma vez que esses espaços funcionam como um hub e disseminam os conhecimentos adquiridos a partir de cada projeto, potencializando a cultura de inovação.
Equipe do Lab
A equipe do laboratório é normalmente composta por profissionais escolhidos a dedo, que podem ser empregados pela empresa ou terceirizados, dependendo das necessidades da organização. Uma combinação de ambos os cenários é sugerida em muitos casos.
Do que o laboratório precisa?
Antes de entrar em detalhes técnicos, devemos refletir sobre uma coisa: o laboratório será construído para as pessoas. O que queremos delas? O que vai inspirar o melhor desempenho no trabalho a ser realizado?
Claramente, estas perguntas não têm uma resposta única. Cada laboratório deve ser projetado para atender às necessidades de cada empresa e seu corpo heterogêneo de funcionários; assim, um estudo aprofundado deve ser feito para compreender essas necessidades.
Se pararmos para pensar sobre como a indústria da tecnologia - em constante mudança - afeta o comportamento e, consequentemente, o desempenho dos seus usuários, é possível começar a projetar soluções que visem promover conversação, troca e aprendizado em um ambiente dinâmico. Isto é o que um laboratório de inovação deve ter, essencialmente.
O ser humano é movimentado pelo engajamento, seja durante o trabalho ou fora dele. De acordo com o relatório PSFK "Construindo o Amanhã - Tendências Dirigindo o Futuro do Design", arquitetura e design desempenham um papel importante na construção de conexões no local de trabalho, bem como em outras situações. Já abordamos mais profundamente aqui no Blog como a inovação em ambientes de trabalho pode mudar profundamente o comportamento das equipes de trabalho.
Características do Lab
Então, um laboratório de inovação deve atender alguns requisitos:
- Deve ser espaçoso, aberto e estrategicamente localizado para que um volume considerável de pessoas possam interagir com o laboratório e também ser parte do que está acontecendo lá.
- Deve estimular a criatividade, por ter mobiliário móvel e colorido, o que cria uma sensação de dinamismo e capacidade de adaptação a diferentes contextos. A iluminação adequada também é muito importante (não é uma coincidência o símbolo internacional de uma ideia ser uma lâmpada!).
- Deve haver quadros e paredes abertos para facilitar a partilha de ideias, bem como inspirar a decoração, como citações e conceitos tecnológicos.
- O pensamento visual é um conceito importante para guiar a construção do espaço, uma vez que é um instrumento usado para representar e organizar as ideias. Quando elas são representadas de uma forma visual, se tornam táteis e mais fáceis de construir, através da colaboração.
Tendência Mundial
De acordo com a revista Exame, ainda no primeiro semestre deste ano (2016), duas grandes empresas do setor financeiro irão criar o primeiro laboratório de inovação para meios de pagamento da América Latina. É ou não é uma boa notícia?
E se você leu este post até aqui, deve estar interessado em saber que em breve lançaremos um E-Book no qual vamos detalhar o caminho para definir os objetivos específicos de um Lab empresarial, como estruturar processos e atividades e escolher um time alinhado aos desafios do seu mercado. Além disso, vamos dar exemplos de aplicação provenientes de nossos Cases. Esse texto faz parte do conteúdo inicial deste trabalho.