Brainstorming é uma palavra muito usada em diversos nichos. Em Design Thinking, é uma técnica fundamental para estimular a geração de um grande número de ideias em um curto espaço de tempo.
Geralmente realizado em grupo, é um processo criativo conduzido por um moderador, responsável por deixar os participantes à vontade e estimular a criatividade sem deixar que o grupo perca o foco. Entenda como aplicar o Brainstorming e suas "regras gerais".
Inovação com Design Thinking: Brainstorming
A técnica de Brainstorming é muito usada em momentos nos quais se necessita de um grande volume de ideias.
No processo de Ideação, uma das etapas do Design Thinking, Brainstorming é uma abordagem rica para gerar ideias em cima de questões relevantes que nasceram durante as fases de Imersão e de Análise.
Como é uma técnica bastante utilizada para diversos fins e atividades, muitas vezes denomina-se erroneamente uma reunião de “brainstorming” simplesmente porque ela tem por objetivo final a
geração de ideias. No entanto, para que ele seja direcionado e focado na solução criativa de oportunidades identificadas, pode-se utilizar os dados brutos de campo e/ou Personas para estimular a equipe.
Além disso, para que esse momento tenha sucesso é preciso estar atento a alguns preceitos ou regras gerais:
'Regras gerais' para um bom Brainstorming
-
Qualidade pela quantidade
A qualidade e a assertividade das ideias geradas se atinge através da quantidade. Quanto maior a quantia de ideias geradas pela equipe, maior é a chance de produzir uma solução inovadora e funcional. -
Evitar julgar as ideias
Críticas não devem atrapalhar o processo criativo e a geração de ideias ousadas. O foco deve estar em aprimorar e produzir ideias, adiando a avaliação para um momento posterior. -
Ideias ousadas são bem-vindas
Novas ideias ou diferentes ângulos de uma mesma ideia podem gerar soluções inovadoras. Por isso, é positivo contribuir com perspectivas ousadas, sem deixar o senso crítico inviabilizar o debate e o desenvolvimento da ideia. -
Combinar e aprimorar ideias
O Brainstorming deve ser 100% colaborativo. Ideias podem ser combinadas, adaptadas, transformadas e desmembradas em muitas outras por qualquer um da equipe.
Quer conhecer todas as ferramentas de Design Thinking?
No livro Design Thinking - Inovação em Negócios (MJV Press, 2012), uma das obras mais respeitadas no assunto no Brasil, aprofundamos a explicação desta e de outras técnicas. Além disso, os autores apresentam as fases do DT e casos de aplicação das ferramentas na Imersão, Análise, Ideação e Prototipagem.