Chegamos ao fim da série sobre uso da Gamificação para gestão de mudança, aplicada à implementação de tecnologia SAP. Antes de continuar, leia a primeira e a segunda parte.
Como a Gamificação pode ajudar a gerir a mudança?
“Durante todas as fases de implementação da solução SAP, que podem ser longas e perdurar por meses e até anos, todo mundo fica muito ansioso. Ninguém sabe o que vai acontecer”, diz Bruno Medina, head de Gamificação na MJV.
O executivo explica que a Gamificação é uma das formas de desenvolvimento centrado no humano e parte das inseguranças, dos medos que as pessoas têm, criando abordagens lúdicas através de mecanismos de jogos e instigando as pessoas a participar da mudança de uma forma mais leve.
A seguir, veja 7 benefícios que a Gamificação oferece a um projeto de gestão da mudança:
1- Tonar as pessoas ativas e proativas do processo
Geralmente as pessoas são passivas. Ao implementar jogos, a empresa está incentivando a interação, ao mesmo tempo em que torna consciente o processo de mudança.
2 - Simular situações e comportamentos que precisarão ser adotados a partir do novo sistema
De uma forma bem mais descontraída, é possível fazer com que as pessoas vivenciem as novas regras do negócio, que passarão a vigorar a partir do momento em que a nova solução estiver em operação.
Os treinamentos convencionais costumam ser cansativos, inclusive com pouca aderência ou absorção dos conteúdos. Ao gamificá-los, a empresa mostra de uma forma mais envolvente como é fácil aprender fazendo.
3 - Estimular a colaboração e integração
Quando jogamos, os objetivos coletivos e as missões individuais ficam mais evidentes e não conflitantes. Uma das caracterísitcas dos jogos é que o jogador sempre sabe para onde está indo. Os objetivos são claros e são passados por meio de uma narrativa.
Por isso, gamificar o processo de gestão da mudança pode mostrar que todos devem trabalhar para a implementação da solução; não só o pessoal de TI.
4 - Criar uma visão positiva e única da mudança
Com atividades gamificadas, os papéis são bem definidos e, através disso, é possível estimular comportamentos diferenciados; coordenar várias ações em prol de um mesmo objetivo, mitigando as resistências e os comportamentos “rebeldes”.
5 - Convidar e não demandar - para envolver com mais efetividade
Outra característica dos jogos é a participação voluntária. As pessoas jogam por prazer. Então, se o processo for gamificado, elas vão se envolver com a gestão da mudança de uma forma muito mais apaixonada.
Saiba mais sobre Gamificação e gestão de mudança. Veja o webinar: Gamificação para Gestão de Mudança
6 - Abrir caminho para que as pessoas criem as próprias mudanças
O sistema é novo e impõe mudanças na rotina. Porém, os comportamentos só mudarão se as pessoas estiverem engajadas. Um projeto de Gamificação bem estruturado oferece ferramentas para que as pessoas descubram as mudanças.
7 - Estimular comportamentos necessários para o sucesso da implementação
Com a Gamificação, é possível criar uma dinâmica em que os próprios colaboradores repliquem os conhecimentos, a partir do entendimento da interdependência que a solução traz. Os exemplos positivos passam a se destacar, num efeito cascata de boas práticas.
Conclusão
Atenuar a resistência de funcionários à entrada do sistema integrado da SAP na empresa e tornar a implementação do projeto mais rápida, assertiva e segura, evitando atrasos de cronograma e perdas relacionadas à diminuição de produtividade: é nisso que a Gamificação pode contribuir.
O uso de mecânicas de jogos em contexto diversos, pode incrementar a participação e gerar engajamento e compromentimento por parte de todos os envolvidos (de gestores a usuários do sistema), tornando o processo de implementação um grande sucesso!
Sua empresa vai iniciar a implementação de uma solução SAP? Veja como a MJV, por meio de um projeto de Gamificação, pode transformar este desafio em resultados. Entre em contato ou deixe um comentário!